6 de junho de 2015

MALHAÇÃO + ALIMENTAÇÃO = EQUILÍBIRO?




HUMBERTO MENEGHIN


Buscar o equilíbrio perfeito não é apenas uma questão de malhar, realizar exercícios físicos e adotar alimentação adequada prescrita por nutricionista. Mesmo que o que se faz com o corpo influencie a mente e o modo de viver, malhar e comer corretamente, não é tudo; pois, o que conta realmente é se autoconhecer, reformar-se internamente, evoluir-se como humano.


Nada contra as personals trainers que se destacam no mundo fitness, acompanhados por nutricionistas, palestrarem e desenvolverem programas que prometem ganhar equilíbrio através da rotina de exercícios intensos agregados a uma alimentação balanceada.


No entanto, parece que estão se esquecendo de enfatizar que ter padrões mentais saudáveis e  se autoconhecer também fazem parte dessa estória.


É fato que a prática de ásanas do Yoga que leva á preparação do momento meditar somado ao autoconhecimento que se adquire seja através do estudo das escrituras e da consciência dos momentos que se experienciam são elementos que fazem grande diferença na vida de uma pessoa que realmente está em busca do equilíbrio.


Se alguém apenas se dedica a exercícios físicos intensos para se ter um corpo sarado, perfeito, digno de inveja, regrado a uma alimentação balanceada e suplementos esportivos, o equilíbrio dessa pessoa irá se resumir apenas nesses aspectos que momentaneamente irão contribuir para se ter uma mente sana num corpo são.


No entanto, o malhar + alimentar-se bem, apesar de tudo não liberta a pessoa de suas limitações; pelo contrário, pode restríngi-la tão somente a cuidar do físico com mais esmero para se conseguir o bem estar.


E, para os que exageram, isso poderá até levá-los a se tornarem escravos da vaidade transitória e de comparações com outras pessoas que pressupõe serem melhores que si.


Os que pregam a equação: malhação + alimentação = equilíbrio, algum dia poderão quem sabe mudá-la para:


malhação + alimentação + autoconhecimento = liberação.


Harih Om!


Nenhum comentário:

Postar um comentário